Home Animais PROF. JOAQUIM TEÓFILO

NA TRAJETÓRIA DA VIDA SEMPRE EM BUSCA DE CONHECIMENTO EM DEFESA DO POVO.

Encontro Estadual do PT Mineiro em Contagem MG

QUEM LUTA, EDUCA E CONQUISTA!

Movimento Sindical a favor dos trabalhadores em Educação, Ouro Preto MG

JOAQUIM TEÓFILO, 68 anos, é professor efetivo na vaga destinado a pessoa com deficiência auditiva, pardo, residente em Campo Belo (MG) e natural de Coqueiral (MG). É filho de Paulo Teófilo (in memoriam), natural de Nepomuceno (MG), e de Maria Elisa Migliorini Teófilo, natural de Boa Esperança (MG). É o primeiro de doze irmãos (quatro homens e sete mulheres). Casado, é pai de um filho e uma filha, e avô de uma neta e dois netos.

Minha mãe Maria Elisa Migliorini Teófilo e meu pai Paulo Teófilo

Viveu parte da infância em áreas rurais de Campo Belo (MG), Aguanil (MG) e Anahy (PR), onde trabalhou com o pai na lavoura e no comércio até os 13 anos de idade, estudando em escolas municipais.

Ingressou no Seminário Verbo Divino, no povoado da Penha (município de Corbélia, PR), dando continuidade à sua formação em Toledo, Ponta Grossa e Curitiba (PR), onde se graduou em Filosofia, História e Sociologia. Nesse período, fundou a revista Nova Esperança, em Anahy (PR), atuou como ator em diversas peças teatrais e lecionou Religião no Colégio Pax, em Ponta Grossa. Posteriormente, cursou Exegese Bíblica no Instituto de Cultura Eclesial da Arquidiocese de Curitiba, atuando na Pastoral da Juventude da Paróquia Cristo Rei. Também auxiliou os moradores da Comunidade Jardim Esmeralda, no bairro Xaxim, a conquistarem espaço para a construção de 80 casas.

Seminaristas do SVD em Ponta Grossa PR
Peça de Teatro Condes de Alcontim no seminário Verbo Divino Ponta Grossa PR
Grupo de seminaristas do SVD Curitiba PR
Na hora do juramento na formatura do Curso de Filosofia.

Participou ativamente da reconstrução da UNE (União Nacional dos Estudantes), em Piracicaba (SP), ocasião em que conheceu Luiz Inácio Lula da Silva. Auxiliou na passeata pela Anistia, em 1979, quando foi detido por algumas horas. Também esteve presente no primeiro grito pelas “Diretas Já!”, em Curitiba.

Em Campo Belo Fez parte das lutas populares do Movimento dos Sem Casa, do Movimento Ambientalista e das mobilizações contra as reformas Trabalhistas e da Previdência, sempre em defesa dos direitos dos animais.

Quando participei da reconstrução da UNE em Piracicaba SP, onde encontrei com Luiz Inácio Lula da Silva então Sindicalista.

Atuou profissionalmente no SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), em Curitiba (PR). Já na década de 1980, fixou residência em Campo Belo (MG), onde trabalhou no Banco Nacional e, posteriormente, iniciou sua carreira no magistério, lecionando nos colégios Armstrong e Dom Cabral. Também trabalhou como garçom em uma lanchonete na Avenida Afonso Pena.

Concluiu graduação em Letras na cidade de Formiga (MG) e, posteriormente, tornou-se bacharel em Direito pela FADOM, em Divinópolis (MG). Como educador, lecionou em todas as escolas estaduais de Campo Belo: José Otaviano Neves, Abílio Neves, Maria Bauab Gibran, José Monteiro, Jarbas Gambogi, Miguel Rogana, Estadual e Polivalente, além da Escola Estadual Presidente Kennedy, em Candeias (MG).

Possui pós-graduação em História da África e Cultura Afro-Brasileira, além de formação em Letramento pela UFMG. Também estudou Homeoterapia e Fitoterapia pela UFV e cursou Ecoturismo. Atuou como colaborador em veículos de comunicação locais, como os jornais Ocasião e Em Dia, e as revistas Conthato, Via Montesa e Magazine. É membro do Movimento Literário Trovadorismo do Brasil e integra o grupo literário Cadeira 1/2 Fio, com o qual publicou, em co-autoria, o livro Campoesias.

Estudos cada vez mais fascinantes sobre o Congado.

Teve participação marcante na vida comunitária e social de Campo Belo, sendo um dos criadores das associações de moradores de bairros, vilas e povoados de Campo Belo, Cristais, Santana do Jacaré, Perdões e Boa Esperança. Presidiu a Associação Comunitária de Moradores da Feira, onde conquistou para a população as escrituras dos terrenos da Feira e a reforma da Igreja do Congado. Colheu juntos com outros milhares de assinaturas para as emendas populares quando uma comissão foi à Brasília levar para fazer a Constituição de 1988.

Geraldo Cardoso de Melo, Fernando Massote e Joaquim Teófilo.

Desenvolveu um projeto para implantação do Ensino Médio em Aguanil (MG). Como o governo não viabilizou a construção da escola, os recursos obtidos acabaram sendo utilizados para a construção do Clube Recreativ

Atuou como presidente do Clube do Menor e tesoureiro do Círculo de Trabalhadores Cristãos, período em que participou da criação do Clube dos Trabalhadores, posteriormente doado à Policlínica. Também lecionou História como educador voluntário no cursinho Educafro e desenvolveu o projeto Ubuntu promovendo uma educação antiracista na escola pública.

Projeto UBUNTU – contra o racismo na escola pública.”Eu sou porque nós somos”
Na luta contra o desmanche do Ipsemg, Lavras MG.
Participação em uma reunião do Sindute frente a ALMG

Presidiu a SODEMA (Sociedade de Defesa do Meio Ambiente). Nessa época, foi eleito para representar as ONGs ambientalistas do Sul de Minas no Conselho de Política Ambiental, com sede em Varginha (MG), posteriormente atuando em âmbito estadual e chegando a ser conselheiro do IEF em Oliveira (MG).

Grupo de jovens e professores na caminhada ao pico da Jacutinga, o maior de Campo Belo.
Antes de uma reunião do COPAM abrindo conversa com José Carlos de Carvalho Secretário Estadual do Meio Ambiente.

Na esfera religiosa, integrou o grupo de jovens – UVA participou da Pastoral da Sobriedade na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, atuou como catequista na preparação para o Sacramento da Crisma e, atualmente, é membro da Pastoral da Saúde da Paróquia Senhor Bom Jesus.

No esporte, conquistou diversas medalhas como corredor universitário dos 400 metros rasos. Escalou importantes montanhas e picos brasileiros, entre eles Marumbi, Pico da Bandeira, Agulhas Negras e Caratuva. Também participou do campeonato municipal pelo São Luiz Futebol Clube, em Campo Belo.

Chegamos no topo três horas após a saída do acampamento.

No carnaval, fez parte da escola de samba Águia de Ouro da Feira, que conquistou dois títulos municipais. Na política, participou das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em todas as suas candidaturas e também da campanha de Dilma Rousseff. Esteve presente nas mobilizações do movimento Lula Livre em Belo Horizonte, Ouro Preto e Campo Belo, além de ter sido candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Campo Belo.

No movimento Lula Livre com a filha dele Lurian Cordeiro Lula da Silva em Ouro Preto MG
Projeto Escola Verde – Agenda 21.
Projeto pilhas e baterias foi reconhecido pelo CONAMA e virou Lei Federal.

Atualmente, coordena o Movimento Pró-Polivalente e o Projeto Escola Verde. Participa ativamente da Subsede Sind-UTE/MG de Campo Belo e exerce a presidência do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Campo Belo. Encontra-se como pré-candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Minas Gerais.   

SEJA UM APOIADOR

WhatsApp: (35) 99909-6013 Siga-o no Facebook e no Instagram.

Serra da Boa Esperança – Virou Parque pelo COPAM SUL com a nossa participação.

Conteúdo relacionado

Deixe um Comentário

Revista Conthato

Localização

Boletim

Assine o boletim informativo e fique atualizado com novas matérias. Vamos nos manter atualizados!

Novidades

@2023 – Todos Direitos Reervados. Revista Conthato.

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00