Você ainda não ouviu falar da Sociedade do Verbo Divino? Essa é uma organização religiosa que foi fundada na Holanda em 1875 e se espalhou pelo mundo todo.
Creio No Verbo Divino
Missionários do Verbo Divino
Composição: Padre Cireneu Kuhn
Creio no Verbo divino
Creio em Deus comunhã
Creio em Deus, Pai poderoso
Criador universal, misericordioso
Seu amor é dom total
Creio nos que continuam
A obra da criação
Construindo o novo
Com a mente e o coração
Creio no Verbo divino
Creio em Deus comunhão
Creio em Jesus Cristo
O Filho, Servo, Rei, Libertador
Acampado entre os pobres
Nosso Salvador
Creio em todos que, sem medo
Lutam contra a opressão
Construindo o Reino de justiça e comunhão
Creio no Verbo divino
Creio em Deus comunhão
Creio no Espírito Santo
Total comunicação
Deus fazendo a história
Com seu povo em mutirão
Creio na comunidade
Nesta nossa oração
Creio em Deus Trindade
Creio na ressurreição
Creio no Verbo divino
Creio em Deus comunhão
Aqui no Brasil, a SVD está organizada em quatro províncias. Mas o que exatamente é a Sociedade do Verbo Divino? Essa é uma congregação de padres e irmãos que tem como objetivo evangelizar e levar a palavra de Deus para todos os cantos do mundo. A SVD acredita que a melhor forma de fazer isso é através do diálogo intercultural e inter-religioso, respeitando as diferenças e valorizando a diversidade.
Os membros da Sociedade do Verbo Divino são conhecidos por sua dedicação e comprometimento com a missão de evangelizar. Eles trabalham em diversas áreas, como educação, saúde, assistência social e pastoral, sempre buscando ajudar as pessoas e promover o bem-estar coletivo.
Além disso, a SVD também tem um forte compromisso com a formação e capacitação de seus membros. Por isso, a congregação mantém escolas, seminários e centros de formação em vários países do mundo, incluindo o Brasil.
Se você está interessado em conhecer mais sobre a Sociedade do Verbo Divino, vale a pena buscar informações sobre as atividades e projetos desenvolvidos pelas quatro províncias brasileiras. Quem sabe você não encontra uma oportunidade de colaborar com essa organização e ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor?
“QUE VIVA DEUS UNO E TRINO EM NOSSOS CORAÇÕES E NOS CORAÇÕES DE TODAS AS PESSOAS” (Santo Arnaldo Janssen).
Santo Arnaldo Janssen (05/11/1937 – 15/01/1909) se tornou santo junto com Santo José Freinademetz (1852 – 1908, na China tinha o apelido de Fu-Schenfu – Padre Feliz) em cinco de outubro de 2003 pelo Papa João Paulo II.
“A linguagem do amor é a única língua que todos os povos compreendem” (São José Freinademetz).
Ele havia fundado a Congregação do Verbo Divino – SVD, em oito de setembro de 1875, em Steyl, na Holanda, como uma comunidade missionária que se espalhou pelo mundo todo.
Logo em 1895 no dia 12 de março chegaram os primeiros missionários em Vitória – ES. Os verbitas são no mundo cerca de 10 mil missionários provenientes de 84 países nos cinco continentes. Em 2023 são mais de 300 missionários no Brasil de diversos países atuando em quatro províncias.
1. BRASIL CENTRO (BRC), em São Paulo, Rondônia e Amazonas (1911 início, fundada1968). Sede: Santo Amaro – SP. Tendo como Superior Provincial o Padre Cireneu Kuhn – SVD, que também coordena a Verbo Filmes.
No dia 28 de maio, na Casa de Nazaré em Suzano – SP, fundada pelo Padre Guilherme Hopp, encontramos padres da Província Missionário do Verbo Divino que atuam em São Paulo, Rondônia e Amazônia. Estavam presentes missionários de 27 países. Encontramos com o PE Cireneu Kuhn que é o Superior Provincial dessa região, mais de 40 anos depois que fomos juntos seminaristas do Verbo Divino em Ponta Grossa – PR. A Revista Conthato no seu reinício entrevistou alguns padres nesse dia e agradece a cordialidade da recepção
DEPOIMENTOS VERBITAS:
Padre: Prashant Kumar Gorantia – SVD País: Índia (Estado de Hiderabade)
RC – Como funciona a congregação?
PE – Sou missionário do Verbo Divino, fui ordenado em 2011. Na Índia são 2% de cristãos de 1.4 bilhões, é bastante. Como nossa congregação é internacional, como somos missionários, vamos para outros lugares. Não me lembro o nome do Padre brasileiro que trabalhou na Índia também.
RC – A Índia tem muitos pobres, isso é devido as castas sociais ou pela atual globalização?
PE – Uma parte da Pobreza já veio por causa das castas, a casta mais baixa que não tem empregos bons naquela época, mas o governo fez um sistema de cotas e dando oportunidades para eles, está casta baixa melhorou. Mas não só é casta mas por causa da população. Num país menor que o Brasil geograficamente tem 1.4 bilhões, enquanto aqui uns 200 milhões. Imagina tanta gente com dificuldade de emprego por isso também.
2. Estudante de Teologia: Miguel Angel Herrera Carapia – SVD Brasil Centro.
País: México (América do Norte).
RC – O que faz no Brasil como missionário?
Seminarista – Estou a cinco anos no Brasil. Vim fazer uma experiência cultural e aprender a língua, conhecer a missão. O português aprendi em Belo Horizonte e fui para o Nordeste. Falo que sou mineiro criado no Nordeste. Agora moro em São Paulo para conhecer a cultura brasileira e o povo que é muito acolhedor.
3. Padre: Mercês – SVD.
País: Índia (Ásia).
RC – Veio ao Brasil faz pouco tempo?
PE – Vim em março, estou aprendendo português e trabalhar na paróquia Verbo Divino.
4. Padre: Ferdinandus Doren – SVD.
País: Indonésia (Ásia).
RC – Faz que tipo de trabalho missionário?
PE – Dentro da estratégia da congregação trabalhar na sua região e indo para outras. Ter experiências culturais e missionarias, e brasileiros vão na indonésia fazendo trabalhos junto aos indonésios. Sou professor, trabalho na paroquia na periferia da zona sul de São Paulo. Com conhecimentos teóricos passo tudo junto ao povo simples das periferias.
5. Padre Irenéé Komlan Dossou – SVD. Paróquia São Marcos Evangelista São Paulo – SP.
País: Togo (África),
RC – Você gosta de ser missionário?
PE – A missão tem uma proposta que eu gostei devido a experiência pastoral aqui no Brasil (formação em 2007). Esta experiência me deu uma visão maior em 2009 já em Rondônia mais junto com o povo, gostei. Em 2010 estou aqui na missão em São Paulo. Além dos cursos normais para o sacerdócio filosofia, teologia, aqui no Brasil, passei a estudar o português e psicologia. Em Rondônia tive a necessidade de acompanhamento mais profundo do povo de Deus. Muita gente chegava e não tinha recurso. Pedi ao provincial para estudar psicologia, abraçar melhor meu povo e estar junto das famílias, que não tinham condições de pagar uma terapia. Pessoas que precisam de atendimento e não tem recurso. Sou missionário do Verbo Divino onde precisar.
6. Padre Cireneu Kuhn (missionário do Verbo Divino com muita alegria).
Estado: Paranaense de Ponta Grossa (e palmeirense).
RC – Aqui temos uma atividade da província?
PE – Nós temos a cada ano duas assembleias. Essa é a assembleia do meio do ano, de certa forma extraordinária.
RC – Qual é o objetivo?
PE – O objetivo é termos uma plataforma de ação, um projeto de planejamento para os próximos três anos. Assumi agora em janeiro como provincial, temos alguns assuntos importantes para desenvolver em nossa província.
O Pe. Cireneu Kuhn nasceu em Ponta Grossa/PR em 1959. Cursou Filosofia na PUC de Curitiba em 1981, logo após na cidade de Miracatu – SP fez o Noviciado. Concluiu os estudos teológicos em 1987 quando ordenou-se Sacerdote na Congregação dos Missionários do Verbo Divino. Trabalhou por um ano na Província SVD – BRC como animador vocacional.
Foi para os Estados Unidos estudar inglês em Washington DC e de lá para as Filipinas, fez missão em uma paróquia Do Bom Pastor na cidade de Victória, Ilha Oriental Lindoro com 60 comunidades. Na cidade de Los Baños estudou o Mestrado em Comunicação, nesse período participou como capelão universitário e fez pastoral com a juventude.
Em 1992 passou a dirigir a Verbos Filmes em São Paulo num pedido de seus superiores. Pe. Cireneu é além de músico, é compositor e cineasta. Diversos filmes sob sua direção receberam três prêmios Margarida de Prata, prêmios Tatu de Ouro, outros da CNBB por suas canções e várias delas foram tema da Campanha da Fraternidade.
A CNBB ESCOLHE MÚSICA VENCEDORA DO CONCURSO PARA O HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019:
Confira a letra do hino da CF 2019 do Pe Cireneu Kuhn – SVD.
- “Eis que o Senhor fez conhecer a salvação
E revelou sua justiça às nações”.
Que, neste tempo quaresmal, nossa oração
Transforme a vida, nossos atos e ações.
REF: Pelo direito e a Justiça libertados,
Povos, nações de tantas raças e culturas.
Por tua graça, ó Senhor, ressuscitados,
Somos em Cristo, hoje, novas criaturas.
- Foi no deserto que Jesus nos ensinou
A superar toda ganância e tentação.
Arrependei-vos, eis que o tempo já chegou.
Tempo de Paz, Justiça e reconciliação.
- Em Jesus Cristo uma nova aliança
Quis o Senhor com o seu povo instaurar.
Um novo reino de justiça e esperança,
Fraternidade, onde todos têm lugar.
- Ser um profeta na atual sociedade,
Da ação política, com fé, participar
É o dom de Deus que faz, do amor, fraternidade,
E bem comum faz bem de todos se tornar!
Em três gestões foi eleito Conselheiro Provincial. A escolha para o cargo de Superior Provincial para o triênio 2023-2025 veio em 2022. A Província Brasil Centro tem sede em São Paulo e a BRC mantém obras educativas, sociais e pastorais nos estados de Rondônia e Amazonas.
2. BRASIL NORTE (BRN), em Minas Gerais (sede: bairro Funcionários, Belo Horizonte – MG), Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. A Província é intercultural e conta com missionários nascidos no Brasil, Argentina, Paraguai, Polônia, Alemanha, Croácia, Irlanda, Indonésia, Índia, Filipinas, Vietnã, Congo e Togo. (1895 início, O Padre Denzil Crasta, SVD, é o Superior provincial. O país de origem é a Índia.
A Faculdade Arnaldo Janssen passou a existir a partir de 2001 no bairro funcionários em BH – MG construída pela Congregação do Verbo Divino com valores, qualidade e competência em atual na educação dos jovens que foram herdados de instituições centenárias.
3. Brasil Sul (BRS) em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul (1899 início, fundada em 1940, sede: São José dos Pinhais-PR). O Superior Provincial é o Padre Paulus K. Tolang, SVD – País de Origem: Indonésia.
4. BRASIL REGIÃO AMAZÔNICA (BRA), no Pará (sede: bairro Aldeia Santarém) e Amapá (1990). O Superior Provincial é o Padre Leonardo Gade, SVD – País de Origem: Indonésia.
O 12º Superior Geral SVD no mundo é o Padre Paulus Budi Kleden, sua origem é da Indonésia (Ásia) onde nasceu em 1965, entrou na congregação em 1985, foi ordenado em 1992. Inicialmente trabalhou como missionário na Suíça (Europa). Fez doutorado em Teologia Sistemática na Alemanha. Eleito Superior Geral SVD em julho de 2018.
PAULUS BUDI – PAÍS DE ORIGEM: INDONÉSIA
Os verbitas trabalham, primeiro e antes de mais nada, onde o Evangelho ainda não foi anunciado, ou o foi insuficientemente, e onde a Igreja Local ainda não é autossuficiente.
É a sétima maior congregação missionária masculina do mundo,
Entre no link abaixo para assessar a VERBO FILMES:
http://www.verbofilmes.org.br/verbofilmes/default.aspx?c=ecommerce&ec=produto&cp=99