Home Cultura Umbanda, Uma Religião Genuinamente Brasileira

Umbanda, Uma Religião Genuinamente Brasileira

por Joaquim Teófilo
0 comentários

CONSCIÊNCIA NEGRA15 de novembro, dia nacional da Umbanda.

Em 15 de novembro do ano de 1908 , em Niterói – RJ. Através do médium Zélio Fernandino de Morais, após por complicações na saúde e devido a necessidade de desenvolvimento de suas faculdades mediúnicas, fora levado a um centro Espírita onde houve a manifestação do seu mentor, Caboclo das 7 Encruzilhadas, sendo repelido por não haver lugar para espíritos daquela etnia “indígena” na atual religião, disse aos presentes que no dia seguinte estaria criando uma nova organização religiosa onde espíritos de índios e escravizados seriam bem recebidos, e a bandeira desta religião seria da paz e do amor. Assim foi feito e no dia seguinte uma multidão aguardava para o advento da nova religião onde seria chamada de Umbanda.

Bom está e uma das histórias mais conhecidas da criação da Umbanda, porém com o passar dos anos através de estudos e pesquisa, notamos que a Umbanda já existia a muitos anos antes, em várias partes do Brasil, ora com outras designações, ora como benzeduras, curandeirismos, macumbas, kabula, etc.
Isto nos leva a crer que a data de fundação da Umbanda é uma incógnita, sendo assim, vamos juntando os vários ritos que deram sua cara que vemos em comum nos terreiros espalhados pelo país e também fora.

O que não se contesta de maneira alguma e os fundamentos básicos da religião, a prática da caridade através dos espíritos, o bem sem olhar a quem, o culto diário a natureza e sua preservação, pois nela encontramos a força que move nossa crença.

A base umbandista está no acolhimento de todos, sem se importar com raça, credos, cores, orientações sexuais, idades e classes sociais. De fato a Umbanda é para todos! Nela cultuamos a ancestralidade africana, indígena e partes europeias também, mas tudo com o tempero brasileiro, que deixa está religião com a Cara do Brasil, sendo assim a religião puramente brasileira, miscigenada, inculturada, e preservada com as tradições orais advindas das várias culturas que chegaram até o Brasil, mas não perdendo sua maior força, as do que aqui já estavam, os indígenas.

Como diz o próprio Hino da Umbanda:

A Umbanda é paz e amor,
É um mundo cheio de luz,
É a força que nós dá vida,
E a grandeza nos conduz,

… Levando ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá!
Que a bandeira da Paz seja levada por todos os umbandista deste país, a todas as formas de preconceito e discriminação.

Somos todos filhos da Natureza!

Patryck Nascimento
Sacerdote Umbandista
Dirigente do Templo 3 Cruzes em Campo Belo MG

Conteúdo relacionado

Deixe um Comentário

Revista Conthato

Localização

Boletim

Assine o boletim informativo e fique atualizado com novas matérias. Vamos nos manter atualizados!

Novidades

@2023 – Todos Direitos Reervados. Revista Conthato.

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00