COMUNIDADE CARLITÃO, CORBÉLIA, PARANÁ.
Soní Fernandes de Souza, solteiro, nasceu em Campo Belo – MG, porém, quando Pimentas no atual Aguanil – MG pertencia a este munícipio. Com 11 anos de idade mudou para a comunidade de Anhahy – Paraná (hoje município) com seus pais Jorgina Fernandes de Souza – Tita, Salvador Saturnino de Souza – Dozinho e suas irmãs Ivany de Fátima e Maria Ivoni onde morou por 10 anos. Nesse local estudou comigo na Escola Estadual José Bonifácio em Anahy. Concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira em Cascavel – PR.
Foi morar na localidade chamada Placa Aparecida no município de Corbélia – PR, porém atualmente passou a ser chamado Carlitão. O local fica a 21 km de Corbélia, 21 km de Anahy, 10 km de Iguatu e 13 km de Braganey. São três quilômetros das cataratas do Iguatu onde estão fazendo uma Hidrelétrica.
Carlitão já teve mais de mil moradores, campo de futebol com um bom time, o comércio, açougue, máquina de beneficiar arroz, etc. e a escola com muitos estudantes e professores. SonÍ foi ser professor quando conheceu muita gente e fez muitas amizades, mas ocorreu o êxodo rural devido a mecanização da lavoura. Hoje tem umas 15 casas e 31 pessoas contando adultos e crianças.
Segundo Soní “fecharam-se vendas, campos de futebol, escolas e demoliram casas. Os poucos alunos que restavam, eram transportados de ônibus para a sede do município. Eu passei então a trabalhar como pedreiro, carpinteiro, eletricista e outros… Depois fui para Londrina trabalhei de porteiro num condomínio no centro. Voltei a trabalhar em construção novamente. Trabalhei em Ibema, Cascavel e Cafelândia. E acabei voltando para Carlitão, onde estou até hoje”.
Sobrou apenas algumas famílias, foi construída a capela Nossa Senhora Aparecida que pertence a paróquia do distrito da Penha. Sorte, que as pessoas da cidade e das comunidades circunvizinhas estão sempre participando das festas e das missas que ainda ocorrem no povoado. Para ter uma ideia, chegam a ser vendidas até 400 ingressos para almoços em dia de festas.
Em Braganey uma das cidades próximas está o santuário de Nossa Senhora da Salete, que recebe visitantes e romeiros de todo o Paraná e até de outros estados.
“O rio que passa aqui próximo, é o Sapucaia, e divide os municípios de Corbélia, Braganey e Iguatu. É neste rio que está sendo construída a hidrelétrica UGH Ouro Verde. Alí próximo, há uma cachoeira chamada Cataratas do Iguatu. Mas não será afetada pela construção da usina, nem no rio das Pedras. E há ainda, reservas de matas. É muito bom viver aqui! Aqui escrevo, crio histórias, componho algumas músicas, mas não é nada profissional! Gosto de ler e pesquisar sobre vários assuntos, principalmente religioso”. Concluí Soní.
Soni é um guerreiro, pois venceu 37 radioterapias e eliminou um mal que o atingiu recentemente.
G A I V O T A
Soní Fernandes
Há dias venho notando
Que tudo em você mudou
Envolvido num silêncio
O teu sorriso acabou…
O que está acontecendo
Que está lhe deixando assim?:
Se procuro teu olhar,
Teus olhos fogem de mim!
Eu penso que estás magoada
Mas, juro que nada fiz;
Se julgas que sou culpado.
Então por favor me diz!:
_______________________
Aonde foi que errei?
Se o que eu fiz foi só te amar,
Tudo que pude eu lhe dei,
Não me negues teu olhar,
Que é o sol do meu caminho,
Uma estrela a mim guiar…
_______________________
Lendo os pensamentos teus:
Estás querendo partir…
Mas se me disser adeus,
Nem sei se vou resistir!
Irei pelo mundo a fora
Clamando sempre por ti,
Por favor não vá embora,
Fique para sempre aqui!…
_______________________
… Coração batendo a mil,
O vento agitando o mar,
O Sol de mim se escondeu,
Gaivota quer voar…
E vai me deixar sozinho,
Partir para não mais voltar!