TODOS DEVEMOS NOS UNIR PARA MANTER LIMPO ESTA MARAVILHA FEITA POR DEUS!
Em Niterói, Rio de Janeiro na região oceânica tem praias e lagos belíssimos. Porém de uns anos para cá os lagos de Itaipu e de Piratininga vem sofrendo assoreamento de areia que vem pelo mar e estão entupindo os canais que levam água às lagoas. Com isso os peixe não podem ir do mar para desovar nas lagoas. Consequência imediata, os pescadores não terão peixes nas lagoas para pescar e nem camarão. Ainda tem a questão dos surfistas que precisam de boas ondas para praticar seu esporte. As lagoas assoreadas também são impedidas de ser frequentadas por jet-ski e barcos seja a remo, motor ou a vela.
No bairro Itaipu mais próximo a praia estão fazendo um asfalto. Para os moradores é a chegada do progresso, mas tem gente que acha que o mais importante é a limpeza e a salvação dos lagos para tirarem o sustento das famílias através da pesca ou até mesmo como lazer e turismo.
O senhor Guete conhecido assim popularmente, mas que se chama Reginaldo Freitas de Abreu, 58 anos, divorciado, natural deste local Itaipu. Onde funciona a Colônia de Pescadores Z7 de Itaipu. Disse que tinha ponte e até passava carro de passeio leve de Itaipu para Piratininga, muitas pessoas tentavam passar nadando e acabava morrendo. Hoje qualquer passa e a água vai no máximo até os joelhos. Que aquele local é vistoriado pela Marinha mas quem cuida é o INEA e limpa o lixo. Ele se declarou pescador aposentado por invalidez por causa de uma vista que não tem mais. Era alcoólatra mas tomou uma atitude pois foi internado por um ano por causa da bebida, hoje frequenta o Ministério Família Renascer do Pastor Renato. Tem dois filhos.
Na boca do canal encontramos o pescador profissional Luiz Carlos Nascimento, 58 anos, que declarou que é necessário abrir o canal afundando- uns quatro metros e colocar pedras dos dois lados até uns 50 metros para dentro do mar. Arredar a areia para um lado para não voltar para dentro do lago.
Encontramos o Naldinho, mas se chama Ronaldo Santos, 43 anos, membro da APALAP. Uma Associação de Pescadores e Amigos da Lagoa de Piratininga. Está na pesca há 30 anos. Ele declarou que aqui tem “o abandono. O poder público não faz o que deveria ser feito que é a dragagem e a retirada dessa areia”. Ele tem um sonho de criar em Niterói uma Secretaria de Pesca. Segundo ele dá para conciliar os surfistas com os pescadores. Toda essa areia deve ser retirada para outro lugar pelo lado das Camboinhas como é esta duna do lado da Colônia dos Pescadores e o lago voltar a fundura natural com todos os peixes que ali viviam. Algo preocupa Ronaldo a possibilidade de alocação fundiária para construção de prédios nesse entorno e ele suspeita que a não retirada dessa areia e todo assoreamento da lagoa é um plano sórdido para finalmente acabar com as lagoas e realizar esse plano de prédios para turistas nestas belas praias. Disse ainda que “com o assoreamento da lagoa de Itaipu que vem sofrendo a mais de cinco anos, muitas espécies marinhas vem deixando de ser encontrada dentro da lagoa, já foi encontrado antes do fechamento do canal cavalo marinho, espécies raros com garoupa, badejo, moreias, polvos, A tartaruga verde ou aruanã vistas mais na praia de Itaipu e até mesmo pinguins quando vem visitar a nossa orla. Hoje poderia ser feito o alargamento das pedras para frente do mar e fazer uma bancada rasa de areia ao lado para quando entrar ondulação de ondas, para que venha quebrar ondas antes do quebra mar. Quando a mare vem ao sul ela entra bem nos canais. Quando ela vem a leste ela assoreia os canais. A areia entra nos canais por que as ondas vem muita sacudidas. Com a lagoa desassoreada a natureza iria agradecer os pescadores e também os surfistas!
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024.Apresentado em 5 de abril de 2023 não tem um ação no sentido que os pescadores precisam e nem que o meio ambiente seja preservado como se deve. Nas principais entregas estabelecidas está a “ampliação da malha-cicloviária incluindo ciclovia-parque da Lagoa de Itaipu”. Não sabemos que a implantação do Projeto Encosta Verde, ampliação da praia sem barreiras.
Os pescadores estão indignados pois isso ocorreu ano passado aqui e nada de forma definitiva foi feito pela prefeitura e não tem projeto no sentido de salvar esse bem natural. Agora vão por conta deles próprios fazer o serviço público para tentar garantir peixes no futuro, pois estão correndo risco de ter as Lagoas impróprias e as águas contaminadas por esgotos não serviram mais para nada. Denunciando esse descaso junto as redes sociais e aos meios de comunicação social quem sabe alguém da Câmara de Vereadores, da Administração Pública, Ministério Público do Meio Ambiente e Órgãos ambientais municipais, estaduais e mesmo nacionais venham socorrer esse paraíso natural que pode desaparecer.
Entramos em contato com o vereador do PDT Jhonatan Anjos que nos atendeu gentilmente e nos indicou o Administrador da Região Oceânica que é o ex-vereador Binho Guimarães. Porém não tivemos sucesso em falar com ele. Mas enviamos mensagem pelo whatssap e por e-mail. Enviamos também e-mail para Ellen Benedetti, Secretária de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão do Município de Niterói, mas ainda não obtivemos resposta. Porém aguarmos um parecer de qualquer autoridade envolvida com este local para também emitir suas opiniões.
Cópia do e-mail enviado.
Sobre Matéria a respeito da Lagoa de Itaipu e Piratininga
Joaquim F Teófilo <joaquimfteofilo@gmail.com> | 3:28 PM (34 minutes ago) | ||
to regionalregiaooceanica |
Ao
Binho Guimarães – Administrador da Região Oceânica de Niterói, RJ, a revista Conthato está elaborando uma matéria sobre a Lagoa de Itaipu e Piratininga, neste município. Como elas estão sendo aterrada pela areia e não vimos nenhum projeto para a solução, vimos solicitar um parecer desta administração, ficamos sabendo que hoje a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável não trabalha e a SEPLAG também foi procurada por e-mail.
Informamos que temos fotos e vídeos, além de depoimento de quem reside e trabalha naquele local.
Aguardamos um retorno, o mais breve possível para a postagem da matéria.
Mesmo sua explicação chegando atrasada após a postagem inicial, vamos inserir o seu posicionamento.
Atenciosamente,
Joaquim Teófilo
Editor. REVISTA CONTHATO