ELTON DA COSTA PINTO
Natural de Pains, nascido em 24 de junho de 1964. Separado. Tenho três filhos Matheus Augustus, Lucas Henrique e Julliana Mara. Trabalhei no Bradesco, Minas Brasil, Sul América, Sudoeste, STE, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Formiga é atualmente na Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura prestando serviços no Museu Municipal. Fui Redator Chefe do Extinto Jornal de Pains e colunista dos seguintes jornais: Jornal de Pains, Tribuna Formiguense, Gazeta do Oeste, Formiga O Jornal, O Pergaminho e Nova Imprensa; Articulista de Programa de Debates, esportivo e humor na Rádio Difusora Formiguense e âncora esportivo na TV Oeste. Tenho militância política ativa. Sou progressista. Fui filiado no PMDB e PPS. Atualmente filiado ao PSB desde 2005. Formado em Marketing e atualmente curso História na Católica Marília de São Paulo.
O PAPA FRANCISCO É COMUNISTA?
Elton da Costa Pinto
elton.costa@hotmail.com
O PAPA FRANCISCO ao criticar abertamente o Capitalismo, como fonte da desigualdade social e sustentáculo de uma economia que “mata” dividiu a Igreja Católica: aqueles mais à ESQUERDA passaram a endeusá-lo, enquanto a DIREITA o acusa de ser COMUNISTA.
Nada disto procede, uma vez que Francisco apenas reafirma a “Doutrina Social da Igreja Católica”, que é um conjunto de princípios da dignidade da pessoa humana, o bem comum e solidariedade.
A história do papado, a partir de 1939 com Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Francisco mostra a luta pela paz e igualdade social, todavia, foram criticados pelas suas posições políticas.
PIO XII, acusado de ter sido o Papa de Adolf Hitler jamais fora Nazista. Muito pelo contrário protegeu os perseguidos pelo III Reich.
JOÃO XXIII, o Papa Bom graças a sua inteligência e habilidade em dialogar evitou um novo conflito mundial entre a ex-URSS e EUA.
Em plena GUERRA FRIA JOÃO XXIII recebeu no Vaticano a russa Galina Brejneva filha de Leonid Brejnev, a exemplo de Francisco foi acusado pelos retrógrados conservadores da Santa Sé de COMUNISTA.
Nunca foi. Era bondoso, habilidoso, carismático, sábio e ponderado.
O mesmo vale para seu sucessor PAULO VI, o precursor dos diálogos pela paz, pois foi o primeiro papa a visitar os cinco continentes.
Foi muito criticado ao incentivar, principalmente na América Latina o desenvolvimento da Teologia da Libertação e das Comunidades Eclesiais de Base.
JOÃO PAULO I, o Papa Sorriso. Seu papado durou 33 dias. Morreu prematuramente.
Já Karol Józef Wojtyła, PAPA JOÃO PAULO II, uma das mentes mais brilhantes do CATOLICISMO, foi escolhido de forma consensual visando unificar a Igreja.
Segundo o articulista Felipe Koller em um célebre artigo: “O anticomunismo de João Paulo II” era bem diferente desse que se vê por aí. O papa polonês sabia que o discurso anticomunista pode muito bem ser uma cilada”
Conclui o articulista: “O pontificado de Wojtyla procurou disseminar em plena GUERRA FRIA os princípios da liberdade e do direito do homem. O maior exemplo, pode-se citar sua primeira encíclica, Redemptores Hominis, de 1979, com reflexões sobre a liberdade do homem, sua situação no mundo contemporâneo e seus direitos.”
Este polonês arretado era extremamente democrático e pacifista. Foi o melhor Pontífice dos últimos 83 anos.
O conservador BENTO XVI renunciou por problemas de saúde.
A resposta para a provocação deste artigo, apesar da ESQUERDA admirá-lo e veementemente criticado pela DIREITA, definitivamente PAPA FRANCISCO não é COMUNISTA, pois diferentemente de seus antecessores, interpreta a Doutrina Social Católica dentro do contexto atual do Mundo Capitalista ao afirmar que “desigualdade cria um estado de pecado social que clama ao céu” e que “o desemprego é o resultado de uma escolha mundial, de um sistema económico que levou a uma tragédia, que tem a seu centro um Deus falso chamado dinheiro”.
E isto é ser HUMANISTA. SALVE FRANCISCO!