12 De Novembro, Dia Do Psicopedagogo

A data foi instituída pela Associação Brasileira de Psicopedagogia de São Paulo – ABPSP

e escolhida com a finalidade de relembrar a fundação da primeira instituição brasileira a congregar estes profissionais no Brasil. Bem como divulgar junto ao público em geral quem é esse profissional e sua relevância para a sociedade.
E você, sabe quem é esse profissional? Com o quê e como desenvolve seu trabalho?
Quem precisa contratá-lo? Onde é encontrado?
A psicopedagogia é uma área de atuação que utiliza conhecimentos de várias áreas como a Pedagogia, Psicologia, Psicanálise, Epistemologia Genética, Neurociências, Linguística, Sociologia, Antropologia, entre outras.

A ideia surgiu na Europa ainda no século XVIII através de pesquisas sobre a origem dos problemas de aprendizagem com médicos, psiquiatras e filósofos do Iluminismo. A princípio suas causas foram atribuídas apenas a questões orgânicas através da disfunção do sistema nervoso central, disfunção neurológica não detectável (DCM). E o fracasso escolar então foi visto apenas causado por fatores orgânicos.
A prática psicopedagógica, como conhecemos hoje, se iniciou na Argentina, na tentativa de responder uma pergunta que não conseguia ser atendida por pedagogos nem por psicólogos.
Ocorreu então um deslocamento do sintoma e um novo olhar e escuta clínica a fim de resolver os problemas originários de tais dificuldades.

Mas, o que o psicopedagogo faz, afinal?
Ele é o profissional que estuda os processos de aprendizagem em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Identifica as dificuldades e transtornos que interfere na assimilação dos conteúdos. Promove intervenções em caso de fracasso, evasão escolar e aprendizagens em geral. Seu foco de trabalho é a APRENDIZAGEM. Não apenas escolar, mas toda aprendizagem que envolve o fazer humano.
Como é uma área abrangente podemos encontrá-lo em clínicas, escolas, empresas, hospitais.
O atendimento é realizado preferencialmente de forma individualizada, embora em alguns casos possa também ser trabalhado em pequenos grupos. Com vastas estratégias de trabalho que envolve jogos e materiais concretos utilizados de forma dinâmica e intencionalizada.
A atuação com crianças pode ser realizada já na primeira infância para aquelas que possuem sequelas ou atraso no desenvolvimento, como síndromes já identificadas ou hipóteses diagnósticas.
Lembrando que não necessariamente a criança vá possuir algum transtorno. A intervenção precoce é focada na estimulação para que o desenvolvimento ocorra da melhor forma possível, aproveitando as janelas de aprendizagem.


Hoje, cada vez mais tem aumentado a informação e acessibilidade para diagnóstico precoce dos transtornos do neurodesenvolvimento. O quanto antes a família buscar por intervenções melhor a criança se desenvolverá.
No atendimento clínico, o psicopedagogo oferece intervenções para crianças neuroatípicas e típicas nos seus processos de aprendizagens escolares e comportamentais, na educação infantil, para a alfabetização e ao longo das etapas escolares e extraescolares.
No atendimento institucional, seja em escolas ou empresas, o psicopedagogo atua diretamente com os profissionais na gestão de suas aprendizagens, otimizando processos.
Em todos os tipos de atendimentos são realizados primeiramente a escuta clínica, anamnese, avaliação com relação à queixa inicial, devolutiva e intervenção. Existem protocolos específicos para cada situação. Alguns não seguem essa ordem embora o processo seja o mesmo.
Adultos e idosos também podem ser atendidos pelo Psicopedagogo, em contextos de dificuldades na vida profissional, evolução na carreira ou dificuldades na vida diária.


Bem, já vimos que é uma área bastante abrangente e que pode contribuir enormemente para a evolução de uma sociedade.
E hoje é um dia dedicado a levar à sociedade mais informação a respeito desse profissional que ainda não é conhecido por muitos.
Colegas Psicopedagogos, parabéns pelo seu dia!
Parabéns pelo belo trabalho de transformação de vidas!
Fonte:
https://www.pedagogiacriativa.com.br/2018/11/12-de-novembro-dia-do-psicopedagogo.html acesso em 12.11.23
Sampaio, Simone. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família, escola. Rio de janeiro: Wak Editora, 2019.

Escola de Desenvolvimento Pessoal e Profissional para Psicopedagogas SSPsicopedagogia
Espaço Psicopedagógico Rosi Azara Psicopedagogia


Rosimeire A Gonçalves Azara
Atendimento Psicopedagógico Clínico
Rosi Azara Psicopedagogia
Contatos (35) 9 9989-6620 @ psicopp.rosiazara rosi.azara.psicopedagogia@gmail.com

Related posts

WORKSHOPs ELEITORAIS

Belo Vidros

Auto Elétrica União – Candeias MG