A FESTA DO CONGADO DO SÃO BENEDITO CAMPO BELO MG, FOI REALIZADA DE FORMA BRILHANTE.
Terno do Congo da Irmandade Nossa Senhora do Rosário do São Benedito.
Atividades de organizações religiosas e filosóficas.
A Congada é hoje uma festa religiosa popular praticada com características regionais.
A congada é uma expressão cultural e religiosa afro-brasileira que mistura dança, canto, teatro e espiritualidade de matrizes africana e cristã, especificamente católica.
A Associação tem por finalidade preservar as tradições folclóricas brasileiras, mineiras e campo-belenses, advindas das antigas festas efetuadas pelos escravos, após a fartura das colheitas, agradecendo as bêncãos recebidas e descansando, após um ano inteiro de trabalho árduo.
Existem os momentos de treinamentos antes de sairem pelas ruas e praças.
Os ternos tem na média 25 pessoas entre participantes; São homens, mulheres e crianças.
Este grupo atual fez a nova documentação em 2019 e está até hoje organizando as festas da irmandade.
PRESIDENTE: PATRYCK JORDANU NASCIMENTO BORGES
AONDE O PROJETO EXECUTA SUAS ATIVIDADES
Nossa sede social fica na Praça São Benedito e e atuamos também diretamente além do bairro, nos bairros Vila Bandeirantes, São Luiz, Bota Corda, Alto dos Bandeirantes, Arnaldos, Vila São Sebastião, Alto das Merces, Por do Sol, Vila Bragança.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Consta que nossas tradições congadeiras vem desde 100 anos atrás. Muitas pessoas trabalharam durante estes anos todos fazendo sempre o que era e é até hoje importante para o nosso povo. Entre elas podemos citar algumas fora de uma ordem cronológica – Mungaia, João Mangueira, João Ivo, João Gordo e outros nomes destacaram, mas nossa História do Congado do São Benedito precisar ser escrita vinda principalmente da oralidade. Existem publicações esporádicas feitas no Jornal Ocasião principalmente. Precisamos com urgência de um galpão para realizar nossas atividades e que tem fins comunitários também. São 8 ternos: 2 catopês, 2 moçambiques, 2 congo e 2 vilão.
Ocorreu durante a festa a missa conga. Missa Conga é muito mais do que uma missa; é um rito vibrante que: Une fé católica e cultura afro-brasileira; Assinala a devoção a São Benedito e a memória da escravidão; Reforça a identidade cultural e a participação da comunidade; Envolve rituais simbólicos — como cantos, tambores, coroações — que não são apenas decorativos, mas parte essencial da devoção.
Essa celebração fortalece o sentido de pertencimento, identidade e continuidade de uma tradição histórica que reconhece a força e a fé descendentes dos povos africano.
Envolve o uso de instrumentos como tambores, caixas, pandeiros, trazidos pelos congadeiros durante a celebração, em meio à liturgia católica — uma prática que surgiu após o Concílio Vaticano II e se inspirou em celebrações africanas como a “missa Luba”
O “jantar congo” refere-se a pratos típicos da culinária local que podem ser encontrados em restaurantes especializados ou em eventos gastronômicos que celebram a cultura do Congo.
O termo “Comboio do Congado” refere-se ao cortejo ou desfile de grupos de Congado, uma manifestação cultural brasileira de origem africana e católica, celebrando Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, entre outros. Em Campo Belo, MG, o Comboio do Congado é uma festa tradicional que ocorre em duas ocasiões, incluindo uma época específica do ano dedicada ao Congado do São Benedito.
Características do Comboio:
- Cortejo:O comboio é o desfile dos ternos (grupos) de Congado, cada um com seus próprios cantos, danças e instrumentos musicais.
- Música e Dança:Instrumentos como tambores, caixas, reco-recos, e outros são utilizados para criar a sonoridade característica do Congado, acompanhando as danças e cânticos.
- Figurinos:Os participantes usam trajes coloridos e acessórios que representam seus grupos e santos de devoção.
- Festa religiosa:O Congado celebra a fé e a devoção aos santos padroeiros, com destaque para Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
- Tradição:O Congado é uma tradição passada de geração em geração, com o objetivo de manter viva a história e a cultura do povo negro.