Home Cultura FOLIAS DE REIS

FOLIA DE REIS – PATRIMÔNIO IMATERIAL DE MINAS GERAIS

Folia de Reis SÃO MATEUS – Campo Belo MG

A Folia de Reis é um resgate às festas populares e tradições.

A Folia de Reis, também conhecida como Reisado, é uma festa popular brasileira de caráter religioso (católico). Pode-se dizer que mesmo sendo uma forma folclórica pelo seu caráter, firma-se como também como folguedo. Estas folias aparecem numa formação de oito a doze componentes antes do Natal até o Dia doe Reis, seis de janeiro, mas podemos vê-las também em outras datas especiais. Apresentam nas ruas, praças e em casas. Principalmente onde tem presépio. Tocam músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. As vestimentas são típicas e muito especiais nessa época do ano.

Em nossa região os padres Cruzios fizeram um encontro de Folias de Reis no final do ano passado na Escola Municipal Vereador José Alvarenga. Compareceram duas folias de Campo Belo (Comunidade Feira e Passatempo e Alto das Mercês), uma de Candeias (Arrudas) e uma de Aguanil (Maias). E nem uma dessas folias estão sendo beneficiadas pela verba federal Paulo Gustavo. A explicação é que nenhuma delas nem estavam sabendo dessa verba. As secretarias municipais de Cultura ou afins não haviam informado para os seus lideres de um projeto como esse. Essas folias vivem de donativos das pessoas que fazem promessa e as levam para cantar no fim e começo de ano. Sabemos que até o momento são exatamente 1.215 Folias cadastradas de 285 municípios.

Folia de Reis dos Maias – Aguanil MG
Folia de Reis Comunidade dos Arudas – Cristais MG

A Folia de Reis em Campo Belo (MG) é uma celebração popular e religiosa profundamente enraizada na cultura mineira. Ela acontece principalmente entre o Natal e o Dia de Reis (6 de janeiro), envolvendo cortejos com músicas, danças, bastiões (personagens mascarados), bandeiras coloridas e cânticos dedicados aos Três Reis Magos .

Quando e onde ocorre?

O evento costuma acontecer nos primeiros dias de janeiro, encerrando no Dia de Reis (6 de janeiro), com entoados em lares e locais públicos. Um dos locais tradicionais de encontro é o Porto dos Mendes, conhecido pelos festejos de Reinado em Campo Belo e no Bairro Arnaldos onde os padres Cruzios celebram missa no dia dos Reis e as Folias se reunem lá também.

Como funciona a festa?

Cortejo pelas ruas e casas – O grupo liderado pelo mestre ou embaixador visita residências que desejam receber a folia. Os moradores abrem suas portas e oferecem doações em troca de bênçãos e cantorias.

Elementos principais:

Bandeira (às vezes chamada “Doutrina”), que simboliza os Reis Magos. É bem decorada e recepcionada com muita reverência Bastiões, mascarados e de traje colorido, executando acrobacias e versos tradicionais. Mestre/embaixador e o coro, que entoam versos improvisados e melodias religiosas/foclas. Banquete comunitário – É tradicional que os foliões sejam recebidos com refeição nas casas visitadas ou ao final de percurso.

Por que vale conhecer?

Preservação cultural: A folia é reconhecida como patrimônio cultural da cidade, tendo sido registrada pela prefeitura. Tradição comunitária: Envolve todas as gerações, unindo fé, música, história e sociabilidade. Experiência única: Se você estiver em Campo Belo entre dezembro e início de janeiro, é uma oportunidade imperdível de vivenciar cultura popular mineira autêntica.

Dicas para participar?

Se quiser receber uma visita, entre em contato com a Igreja ou o grupo de folia local com antecedência. Visite o Porto dos Mendes nos dias próximos a 6 de janeiro – costuma ser o ponto de encontro dos foliões. Esteja aberto a envolver-se nas canções, danças e interações, além de contribuir com doações e refeições.

Folia de Reis São Mateus. Apresentação na Igreja Nossa Senhora do Carmo frente ao presépio.

https://youtu.be/23hPsuAl9Xo

Conteúdo relacionado

Deixe um Comentário

Revista Conthato

Localização

Boletim

Assine o boletim informativo e fique atualizado com novas matérias. Vamos nos manter atualizados!

Novidades

@2023 – Todos Direitos Reervados. Revista Conthato.

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00