Home Cultura Romaria À Aparecida do Norte

Romaria À Aparecida do Norte

por Joaquim Teófilo
0 comentários

Em 1982 a Revista Conthato fez uma matéria sobre a Fé do Povo.

42 anos depois ela confere esta fé, que contiua forte.

No dia 14 de agosto como de costume tiveram uma missa na igreja de Nossa Senhora de Aparecida no Cruzeiro, Centro de Campo Belo MG. Encontramos com o vice presidente da romaria Sr José Donizete (popular Zetinho) que nos relatou o seguinte: “Fez 67 anos, aposentado, encarregado de obras, 28 anos na romaria, 12 anos na direção. Este ano temos 220 romeiros sendo que 53 mulheres e 96 homens caminhando com 60 pessoas no apoio.  Vão nos ajudar 4 caminhões trucados, 3 caminhões 608, 7 caminhonetes (na água), 5 carros de apoio geral e uma enfermeira. Os caminhões levam colchões e material da cozinha. Os alimentos são aproximadamente 1.2 mil kg. São 5 pessoas na cozinha. As bandeiras são duas na frente, uma no meio e duas atrás. O nosso objetivo é pagar promessa e ajudar o próximo. A chegada está prevista para 25 de agosto. Dia 20 de agosto em Olímpio de Noronha tem o almoço com os familiares. Durante o percurso temos missa, terço e o grupo das mil Aves Marias diárias. Quando faltam 18 km para chegar em Aparecida do Norte SP, paramos na Igreja São Benedito para nos preparar e tem o encontro com familiares. Na basílica a missa é televisionada pela Rede Vida”.

MISSA NA IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA NA PRAÇA DO CRUZEIRO – CAMPO BELO – MG DIA 14 DE AGOSTO.

Tivemos no trevo de Cana Verde na horas do café da manhã do dia 15 de agosto, encontramos alguns na caminhada antes, e depois do local. A romaria seguiu firme para a Aparecidade do Norte São Paulo.

DEPOIMENTOS:

José Ronan Crescêncio – 53 anos, “Estou há 10 anos na romaria. Nos primeiros anos fui para pagar promessa e agradecer a Nossa Senhora Aparecida. Minha filha tem diabete desde os 8 anos. Ela estava rebelde para aceitar. Hoje ela tem 23 anos, mas com 13 a 14 anos ela começou a conscientizar”.

Luciano Candido, 48 anos, casado há 21 anos, tem duas filhas e uma neta, “Faço 11 anos na romaria. Venho agradecer por largar da bebida”.

Juraci Aparecida Reinaldo Rodrigues, 48 anos, Casada, duas filhas, 28 anos na romaria.

“Todos estão na romaria. Recebi muitas bênçãos. Tenho desgaste no joelho. Paralisia infantil. Só de estar aqui é uma graça de Deus”.

Marlene Aparecida Ferreira, 64 anos, foi casada por 42 anos, viúva faz 6 anos, 25 caminhando e três no apoio. Tem um casal de filhos. O filho mais novo não comia até os cinco anos – só doce e leite. Pedi a Nossa Senhora da Aparecida e fiz a promessa de ira na romaria para ele alimentar corretamente. Quando ele completou 7 anos pediu comida de sal.  E teve outras graças”.

Janete Claudino Domingos, 57 anos, professora, viúva, dois filhos. “Vim agradecer a Nossa Senhora Aparecida pelas bênçãos alcançadas, pelas bênçãos recebidas e também pedir que Ela continue intercedendo a Jesus por mim e por minha família”.

Rosidelma Santana, 55 anos, casada há 33 anos, tem um casal de filhos.

“Sou médica pediatra, vim agradecer a Nossa Senhora de Aparecida por que minha mãe estava no CTI com quadro grave de apendicite supurada. E com todas as complicações. Com 84 anos ela saiu dessa, pelos médicos e por Deus. E agradecer também pela saúde de minha irmã. Outro: a caminhada é de espiritualização, para fortalecer a fé, pelos meus pacientes, filhos e ser uma pessoa melhor”.

Iara Santana de Azevedo, 28 anos, engenheira civil, solteira. “Veio na romaria em agradecimento pela saúde da avó”.

Elielson Almeida, 43 solteiro, 22 anos na romaria, 9 que carrega a cruz (uns 4 km mais ou menos). “Rezo e intercedo pelo mundo, para pedir a Deus pelas pessoas que rezam e não se sacrificam pela causa do próximo. Faço parte do grupo mil Ave Marias diárias”.

João Paulo Felício Reis, 17 anos, está indo pela primeira vez, Seu pai Alivelton Ferreira dos Reis disse que ele atrasou 5 minutos para nascer. “É especial, faltou oxigênio no cérebro. Vieram para agradecer pela vida”.

FREI AGUINALDO QUEROBIN RUMO À APARECIDA DO NORTE – SP (APROXIMADAMENTE 300 KM DE CAMINHADA).

Durante a caminhada com passos largos o Frei Aguinaldo Querobin, é de Campo Belo MG, está morando agora em Boa Vista Roraima, tem orgulho de ser cruzeirense e que foi estudante da Escola Estadual José Monteiro. Deixou para nós uma mensagem:

“Não seja monótono, viva diferente o seu cotidiano.

Não atraia coisas ruins, não mantenha os pensamentos negativos dos acontecimentos que você teve e te trouxeram decepções, e que te desapontaram .

Olhe para frente e além das dificuldades, do medo e das dúvidas que te cercam.

Procure encarar de frente e tenha coragem nas decisões, escolhas que você acredita.

Que você possa ter o desejo de procurar ee conquistar as oportunidades de reiniciar e de abstrair. Dias tristes, difíceis fazem parte do seu crescimento, então, não se rescintaa e nem considere o que te machucou.

Tente ser corajoso, mesmo que o mundo esteja brigando contra você.

Não fique parado e ache que as soluções vão cair do céu. Deus ajuda, abençoa, mas você é quem decide o caminho e as impressões que deixará e carregará.

A missão é difícil, mas Deus te consola e fortalece.

Busque ser uma nova criatura e siga integro, preparado para viver de uma forma que já mais viu.

Espero que a gratidão e a tua fé estejam te renovando nos seus relacionamentos.

Deus não quer gente monótono, triste, … apesar da vida exigir de você esforço. Mesmo assim, se refugie em Deus”.

Conteúdo relacionado

Deixe um Comentário

Revista Conthato

Localização

Boletim

Assine o boletim informativo e fique atualizado com novas matérias. Vamos nos manter atualizados!

Novidades

@2023 – Todos Direitos Reervados. Revista Conthato.

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00